comida

Carapau é o protagonista da próxima Semana Gastronómica. Há uma degustação gratuita

Durante dez dias, vários restaurantes, dos tradicionais aos mais inovadores, vão apresentar pratos diferentes à base deste peixe.
As inscrições para a degustação estão abertas.

O carapau é um dos peixes mais característicos de Setúbal. Não existe restaurante que não venda esta espécie de corpo alongado e de cabeça grande que, para quem não sabe, tanto pode nadar a 200 metros de profundidade como estar perto da superfície. Anda, geralmente, em cardume e o tamanho máximo que pode atingir são os 60 centímetros — os conhecidos chicharros —, mas o mais comum é terem entre os 15 e os 30.

A especialidade alimenta-se principalmente de crustáceos e camarões, mas também de pequenos peixes e lulas. E é precisamente este o peixe, apanhado no rio Sado, que vai ser a próxima estrela da semana gastronómica, de 30 de agosto a 8 de setembro, em quase 50 restaurantes aderentes. A iniciativa, dinamizada no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, “estratégia de promoção gastronómica e turística que, em simultâneo, estimula a restauração local”, explica o Município de Setúbal, organizador do evento, e dá destaque, durante dez dias consecutivos, ao carapau.

Nesta edição, vai decorrer mais uma sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, a 31 de agosto, pelas 17 horas, na Casa Agrícola Horácio Simões, com o chef Luís Machado, que irá preparar para todos os participantes “um menu inovador e arrojado”. O encontro gastronómico, para maiores de 18 anos, com a duração de três horas e participação gratuita, tem inscrições a decorrer até ao dia 27 de agosto, que pode fazer online, ou até ser atingido o número máximo.

A Semana do Carapau 2024 conta com o envolvimento d’A Casa do Peixe, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Cais 56, Calhabem, Casa da Pasto O Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Charroco, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Florida, Ivomar, Mar Azul 2, Novo 10 e Novo Lídia.

O Alface, O Batareo, O Bote, O convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jaques, O Migas, O Nau, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O sonho, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Poço das Fontainhas, Rebarca, Restinguinha e Rio Azul Marisqueira também aderiram ao evento.

Solar do Marquês, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtoria completam o leque de espaços do festival, organizado com o apoio da Docapesca, Casa Agrícola Horácio Simões, Rota de Vinhos Península de Setúbal e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Já que aqui está, carregue na galeria para descobrir algumas receitas de sobremesas caseiras deliciosas. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA