comida

Café Restaurante A Brasileira: aqui a feijoada é de polvo

O espaço, no Bairro de Troino, confeciona esta receita em vez do tradicional choco.
Fica no Bairro de Troino.

Quem passa pela Rua Vasco da Gama, em pleno Bairro de Troino, não consegue ficar indiferente às pinturas da fachada do Café Restaurante A Brasileira, que representam uma imagem do Rio Sado com os golfinhos e os barcos de pesca, cenário tipicamente setubalense.

Apesar do nome Brasileira não pense que os pratos têm origem carioca. O restaurante é especializado em comida tradicional portuguesa. A opção mais original da casa é a feijoada de polvo, que já poucos restaurantes da cidade servem. A base é a mesma da feijoada de choco, mas com o polvo.

Além deste prato, as especialidades mais apreciadas são o arroz de polvo, bacalhau à transmontana, bacalhau cozido com todos, bacalhau no forno, cozido à portuguesa e a caldeirada de pata-roxa. Todos os pratos fazem parte do menu do dia (6€), que inclui pão, refeição, bebida, sobremesa e café, sempre aos almoços.

As sobremesas são todas caseiras. A lista é longa, mas o chefe recomenda o arroz doce, doce da casa, serradura, mousse de morango, ananás ou café. Os vinhos são da região de Palmela.

No início, o espaço chamava-se O Chopinho e funcionava apenas como café. Mais tarde passou para o restaurante D. Bigodon, com um proprietário venezuelano. Há cinco anos que o negócio está nas mãos de Elizabete Encarnação, 53 anos, natural do Paraná e José Encarnação, 61, setubalense. 

“Foram os próprios clientes que deram o nome à casa. Sempre que se queriam referir ao restaurante diziam que estavam ‘na brasileira’ e assim ficou”, conta à New in Setúbal, José Encarnação. A ideia dos proprietários foi criar “um restaurante de comida tradicional portuguesa low-cost a pensar nos trabalhadores, reformados, pessoas do bairro e hóspedes dos alojamentos locais da zona”.

Quem manda nisto tudo

Nome: Elizabete Encarnação/José Encarnação
Idade: 53/61
Prato favorito: Feijoada à transmontana/Choco assado com tinta
Guilty pleasure: Mousse de morango/Arroz doce
Convença-nos a visitar o espaço: “Para ter uma opinião, tem de vir experimentar”.

tags: Bairro de Troino, Café Restaurante A Brasileira, feijoada de polvo, menu do dia, Rua Vasco da Gama, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Café Restaurante A Brasileira [ver mapa]
    Rua Vasco da Gama, 40
    2900-179 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a domingo
  • Das: 12:00
  • Às: 15:00

ficha técnica

intervalo de valores
Menos que 10€
wifi disponível?
Sim
esplanada?
Sim