comida

Bolacha Portugueza tem um novo doce 100% vegan

A halva foi lançada no final de maio. A receita do Médio Oriente está disponível em sete sabores diferentes.
É delicioso.

É mais uma novidade fresquinha para quem gosta de experimentar sabores diferentes. A loja da marca Bolacha Portugueza, na Baixa de Setúbal, especialista na venda de barquilhos lançou no final de maio a halva, um doce cem por cento vegan e com ingredientes super saudáveis.

A receita vem dos países do Médio Oriente e o termo halva significa “doçura”. É feito essencialmente à base de açúcar e sementes de sésamo tostadas, que depois dão origem a uma pasta chamada tahini. Tem uma textura consistente e derrete-se na boca.

A marca setubalense vende a halva fabricada artesanalmente avulso, a partir de 2,50€. E há sete opções à escolha: de pistachio, frutos do bosque, frutos secos, laranja, especiarias, chocolate ou chocolate com sal dos Himalais.

Há muitas versões de halva, já que os ingredientes e as designações do doce variam de acordo com os países em que é consumido. Existe na Rússia, Israel, região das Balcãs, Grécia e Turquia. Na Europa é pouco comercializado com exceção da loja Sumsum, em Amesterdão. Nos Estados Unidos também há dois espaços.

Há registos de produção de halva de há três mil anos. Segundo os relatos históricos servia para alimentar os exércitos por ser altamente nutritivo e saudável. Filomena Vargas, fundadora da marca sempre gostou de halva e por isso decidiu experimentar fazer a receita única em Portugal. “Desde o início que me intrigou como é que apenas dois ingredientes conseguem garantir a consistência da massa. Após várias tentativas apurámos a receita”, conta à New in Setúbal.

O salame de frutos secos é muito nutritivo.

Em paralelo, a Bolacha Portugueza lançou também outro produto vegan: o salame de frutos secos com sabor ácido ou doce. Por exemplo, em Paris serve de barras energéticas para os atletas. Recorde-se que no início do ano, a marca foi distinguida pela publicação britânica de lifestyle LUX Life Magazine com o prémio de melhores bolachas e chocolates artesanais do distrito de Setúbal, em 2019.

tags: Baixa, Bolacha Portugueza, doce vegan, halva, Médio Oriente, novidade nis, pistachio, sabores