Já não é surpresa para ninguém que a promoção do bom peixe setubalense é constante e bem representada. Desta vez, à semelhança da Semana do choco, da sardinha e do carapau, está a chegar à cidade mais um evento gastronómico e o protagonista desta edição é o salmonete. Para quem não sabe, trata-se de um peixe de pequenas dimensões, que se alimenta de crustáceos, pequenos moluscos e peixes. Tem dois barbilhões debaixo do queixo, que usa para sentir o fundo do mar e encontrar comida.
É precisamente esta espécie avermelhada que vai estar em destaque no menu de 40 restaurantes. A iniciativa, que decorre no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, realiza-se de 18 a 27 de outubro, incluindo um encontro enogastronómico.
Esta “estratégia de promoção gastronómica e turística que, em simultâneo, estimula a restauração local, dá destaque, durante dez dias consecutivos, em 40 restaurantes setubalenses, ao melhor salmonete capturado na costa sadina”, explica a organização. O ciclo “Encontros Prováveis” continua e decorre a 27 de outubro, às 17 horas, na Adega Quinta da Bacalhôa, em Azeitão, com o chef Luís Alves, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Aqui, será preparado um “menu inovador e arrojado”, servido aos participantes no final. O encontro, para maiores de 18 anos, tem a duração de três horas e as inscrições estão abertas até 22 de outubro, ou até ser atingindo o número máximo de participantes — que tem acontecido nas edições anteriores. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, realizada através de um formulário.
A Semana do Salmonete 2024 conta com o envolvimento d’A Casa do Peixe, Adega do Zé, Alface Filha, Antóniu’s, Calhabem, Casa de Pasto O Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Novo 10, Novo Lídia, O Alface e O Batareo.
O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jaques, O Migas, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Pinga Amor Marisqueira, Poço das Fontainhas, Rebarca, Restinguinha, Rio Azul Marisqueira e Tasca do Toninho também aderiram ao evento.
Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtoria completam o leque de espaços da Semana do Salmonete, organizada com o apoio da Docapesca, Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Rota de Vinhos Península de Setúbal e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
Já que estamos a falar de produtos regionais, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas do Sóce, o restaurante do chef Mauro Loureiro, fundador do programa “Portugal Bem Temperado”.