comida

As simples e deliciosas bolachas de Páscoa que vai querer fazer com os miúdos

A receita é bastante prática, o que permite que toda a família possa meter a mão na massa.

Qual é o miúdo que não gosta de uma bolacha? E se forem coloridas e divertidas, tanto melhor. Mas mais do que deixar o trabalho para os adultos, é importante deixar que eles sujem as mãos e aprendam a preparar os seus próprios doces. 

A tradição natalícia das bolachas não é mais do que isso — uma tradição que pode ser transportada para qualquer época. Com a chegada da Páscoa, nada melhor do que juntar a família e preparar estas bolachas: para comer, para fotografar e para oferecer ao resto da família.

Esta versão é da autoria do blogue “Tradições Doces”. É uma receita bastante simples de fazer, para que os miúdos possam também dar uma ajuda.

Depois, pode aventurar-se na criação de decorações mais ou menos criativas. Ou adicionar pintarolas, raspas de chocolate, amêndoas, tudo o que quiser. O céu é o limite.

Do que precisa

— 125 gramas de açúcar
— 125 gramas de manteiga
— 1 ovo
— 250 gramas de farinha T55 (sem fermento)
— Raspa fina de meio limão

Glacê:

— 60 gramas de clara de ovo
— 300 gramas de açúcar em pó
— meia colher de café de sumo de limão ou creme tártaro
— corantes em gel q.b.
— água q.b.

Como se faz

Para a massa comece por misturar rudo e amasse até obter uma mistura uniforme e lisa. Deixe o preparado descansar durante 15 minutos, tapado e depois estenda-o numa bancada enfarinhada, com a ajuda de um rolo. Com cortantes apropriados, corte os biscoitos e coloque-os em tabuleiros forrados com papel. Coza-os no forno pré-aquecido a 180 gruas até dourar ligeiramente, cerca de 10 minutos e posteriormente retire e deixe arrefecer.

No caso da decoração, comece por juntar as claras com o sumo de limão e bata até ficar firme. Envolva o açúcar em pó, pouco a pouco e bata novamente até formar um creme espesso e brilhante. Separe a glacê pelas taças necessárias para aplicar as cores que precisa e envolva o corante com uma colher. Faça cartuchos com papel vegetal ou sacos pasteleiro com boquilha fina de decorar e depois é só dar asas à imaginação. Se for mais fácil, utilize um palito ou pinça apropriada para alisar. No final é só deixar secar.

Carregue na galeria e descubra outras receitas fáceis de preparar com os miúdos na altura da Páscoa.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA