comida

As melhores papas de aveia para este inverno preparam-se com 5 ingredientes

Seja como snack ou pequeno-almoço, esta receita nunca desilude.
Pode servir com fruta.

As manhãs frias pedem um pequeno-almoço e reconfortante. Esta descrição aplica-se na perfeição às famosas papas de aveia. A nutricionista Sónia Marcelo é uma das adeptas desta receita e tem uma versão deliciosa para partilhar.

Antes, vale a pena relembrar que a aveia é um cereal constituído por cerca de 60 a 70 por cento de hidratos de carbono. É um alimento rico em proteínas (14 por cento) e o seu teor de sais minerais (ferro, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio) e vitaminas do complexo B é elevado.  

Cerca de quatro por cento do seu peso é em fibras, principalmente as solúveis que ajudam ao bom funcionamento intestinal, mantém a glicémia estável (níveis de açúcar no sangue), diminuem o colesterol LDL (mau colesterol) e mantém a saciedade. Garanto-lhe que só vai ter fome passado cerca de três horas”, diz à NiT a especialista.

Segundo Sónia Marcelo, que também é autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, esta é uma receita que pode servir de pequeno-almoço ou snack a meio da tarde. Além disso, pode ser feita no microondas em dias de pressa. Para esta versão, vai precisar de cinco ingredientes. Tome nota do modo de preparação.

Do que precisa

— 150 mililitros de leite ou bebida vegetal;
— Quatro colheres de sopa de flocos de aveia;
— Casca de limão;
— Pau de canela;
— Canela em pó (opcional).

Como se faz

Comece por colocar todos os ingredientes numa panela e leve ao lume. Deixe confecionar, em lume brando, durante cerca de dez minutos, e mexa para não agarrar. Em seguida, retire a casca do limão e o pau de canela. Coloque para uma taça e polvilhe com canela (opcional).

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA