comida

As batatas recheadas que toda a gente vai adorar — e pedir para repetir

A receita pode ser adaptada ao gosto de cada um, sobretudo no recheio.
Não leva muito tempo a preparar.

A simples e honesta batata. Pode não ser o ingrediente mais charmoso da cozinha, mas a sua omnipresença é justificada. A versatilidade torna-a numa matéria-prima absolutamente indispensável: comemo-las cozidas, assadas, fritas, em puré. São o condutor perfeito para molhos e sabores, ou mesmo para comer assim simples, com um cuidado extra na sua textura.

Além disso, este tubérculo tem vários benefícios associados ao seu consumo. “A batata contém antioxidantes que reduzem o risco de doenças crónicas e é uma fonte de várias vitaminas do complexo B, que ajudam a reforçar as defesas do organismo”.

Já o seu amido resistente — um tipo de hidrato de carbono que não é absorvido pelo organismo — “ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a saúde do intestino, prevenindo situações como infeção intestinal, diarreia ou prisão de ventre”, revela a nutricionista Barbara Almeida Araújo.

Por momentos, vamos esquecer a linha e colocar os olhos noutra forma de preparar a batata: assada e recheada. É nesse sentido que vai a proposta de Luísa Fortes da Cunha na sua página de Instagram. Estas batatas recheadas prometem servir de alternativa às tradicionais formas de preparar o ingrediente — e ajudar a fazer um brilharete no próximo jantar de amigos.

Caso desgoste de algum dos ingredientes do recheio, pode optar por substituir por opções que lhe agradem mais. Tome nota. 

Do que precisa

— 6 batatas grandes
— 4 colheres de sopa de azeite
— sal
— pimenta   
— tomilho
Recheio de frango:
— 2 pedaços de peito de frango
— 4 Cogumelos
— 1 pimento verde
— 1 pimento vermelho
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 1/2 colher de sopa de pasta de tomate
— 5 colheres de sopa de puré de tomate
— 1/2 colher de chá de Paprika em pó
— 1/2 colher de chá de tomilho
— 1/2 colher de chá de pimenta preta
— sal
Para o molho béchamel:
— 1 colher de chá cheia de manteiga
— 1 colher de sopa cheia de farinha
— 250 mililitros de leite
— sal
— pimenta
—  tomilho
— queijo q.b.
— 1 colher de chá de pasta de tomate
— 110 mililitros de água quente
— sal

Como se faz

Comece por descascar as batatas e corté-las ao meio. Com uma colher de chá retire o interior e ao fazê-lo, preste atenção porque a borda não pode ficar muito fina, mas também não pode ficar muito grossa. Pincele por dentro e por fora, com a mistura de azeite, sal, pimenta e tomilho e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus. Deixe cozinhar por 30 minutos e enquanto isso, frite um pouco o frango.

Posteriormente, corte os legumes e adicione ao frango já cozinhado. Misture tudo e acrescente a pasta de tomate. Depois o puré de tomate, o sal e as especiarias. Deixe cozinhar por alguns minutos. Para o molho bechamel, derreta a manteiga e adicione a farinha e o leite frio. Mexa e leve a ferver até engrossar um pouco. Tempere com sal, pimenta e tomilho.

Retire as batatas do forno e na base coloque um pouco de queijo. Junte o recheio de frango, regue com o molho bechamel e polvilhe novamente com queijo. No fim, leve de novo ao forno a 180 graus por 25 minutos, para gratinar.

Carregue na galeria e descubra outras receitas fáceis de preparar com os miúdos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA