comida

As almôndegas vegan (e saudáveis) ao estilo IKEA que pode fazer em casa

São macias, suculentas e deliciosas. Pode tomar nota da receita e fazer o teste.
Vai querer experimentar já.

“Fui uma única vez almoçar na IKEA e comi almôndegas vegetarianas (ou veganas). Tenho a dizer que achei tudo aquilo muito divertido”, revela Sandra Nereu no blogue “Panelinha de Sabores”. Pelos vistos, não se esqueceu daquela refeição e decidiu replicar o prato em casa.

Após várias tentativas — as primeiras falhadas —, conseguiu chegar a uma versão vegan e saudável ao estilo do restaurante da marca sueca. São suculentas, macias e o sabor mais ou menos intenso pode ser controlado de acordo com os temperos.

Ficam com este aspeto.

A lista de ingredientes é extensa, mas não se assuste, vai dar conta do trabalho. A autora da receita garante que o resultado final vale cada minuto dispensado.

Do que precisa

— Uma colher de sopa de azeite;
— Uma cebola pequena picada;
— Dois dentes de alho picados ou uma colher de chá de alho seco granulado;
— Um quarto de couve lombarda ralada;
—Uma cenoura ralada;
— Um pimento pequeno cortado em pequenos pedaços;
— Meia chávena de ervilhas;
— Meia lata pequena de milho;
— Duas mãos cheias de espinafres baby;
— 350 gramas de grão de bico cozido;
— Uma colher de chá de açafrão;
— Meia colher de chá de pimentão doce;
— Uma pitada de sal;
— Salsa picada (a gosto).

Como se faz

Comece por ralar a couve e a cenoura. Pique a cebola e o pimento. Escorra e lave o grão de bico em água corrente, e triture em puré sem qualquer líquido.

Coloque um tacho ao lume com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola e o pimento amolecerem, adicione a couve e a cenoura. Envolva bem e junte as ervilhas e o milho. Volte a envolver. Deixe cozinhar durante dois minutos para que a couve posa murchar.

Em seguida, pique os espinafres com uma faca e adicione ao tacho. Envolva e junte o puré de grão de bico. Misture tudo e tempere com o açafrão, pimentão doce, salsa seca e sal. Deixe cozinhar mais dois minutos. Envolva tudo novamente, retire do lume e deixe arrefecer até conseguir moldar bolas com a massa obtida.

Coloque o forno a aquecer a 200 graus. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Use as mãos para fazer bolas com o preparado de grão e couve, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, até dourarem ligeiramente. “Servi com molho de iogurte de soja. Para o molho misturei num iogurte de 125 gramas uma colher de chá de mostarda Dijon, outra de molho de soja e uma de levedura nutricional”, revela Sandra Nereu.

tags: alimentação saudável, almôndegas, blogue, Ikea, receita

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal