comida

Alcorraz: o peixe que manda no inverno de Setúbal

O Mar Azul 2 é um dos restaurantes que preparam esta especialidade que nos meses mais frios substitui a sardinha assada.
Este é o peixe do inverno.

Faça frio ou faça sol, seja no verão ou no inverno, há uma coisa que não pode faltar a um verdadeiro setubalense: um bom peixe assado. Fresquinho, acabado de pescar. E como quem não tem cão caça com gato, no inverno há que arranjar uma maneira de substituir as espécies de peixes que habitualmente vemos a assar nos vários restaurantes da cidade. Por isso, enquanto no verão é a sardinha quem reina, no inverno o peixe assado tem outro nome: alcorraz. 

Esta é uma espécie de peixe muito comum nas águas do Sado e, apesar de não dar fotografias para o Instagram tão boas como as sardinhas, não há qualquer dúvida que é igualmente saboroso. O alcorraz é parecido com a sargueta, mas tem uma coloração mais dourada. Habitualmente, surge com as primeiras chuvas em outubro. Vive em habitats com algas, o que explica que tenha um sabor mais mais adocicado que outros peixes.

O restaurante Mar Azul 2, na Praça do Quebedo é uma das referências da cidade para quem gosta de alcorraz assado. O espaço só funciona com menus completos (8€), que incluem entradas, prato, bebida, sobremesa, café e os acompanhamentos (batata cozida e salada). Além do peixe há sempre pratos do dia diferentes, como o galo estufado, migas de entrecosto, coelho, feijoada de choco, à transmontana, choco frito, piano, bitoques para os miúdos, mistas de carne e picanha com frutas.

As sobremesas são todas caseiras e há 17 variedades. A lista é grande, mas a chefe recomenda o bolo de caramelo e noz, mousse de chocolate, mousse de manga e baba de camelo. A carta de vinhos conta com referências da região de Setúbal.

José Tojo, 54 anos e Glória Tojo, 55 são os proprietários do restaurante, que foi inaugurado em setembro de 2017. Em 2010 quando decidiram abrir o Mar Azul 1 quiseram criar “uma casa voltada para o peixe assado, com um ambiente acolhedor, familiar e menus económicos”, conta à New in Setúbal, José Tojo.

O nome do espaço foi escolhido por José. Como serviu na Marinha durante vários anos e tinha sempre o mar azul presente no seu imaginário quis fazer uma homenagem à armada e a esse período da vida. 

Quem manda nisto tudo

Nome: José Tojo
Idade: 54
Prato favorito: Sardinha assada
Guilty pleasure: Serradura
Convença-nos a visitar o espaço: “Venha ao Mar Azul, que é bem servido, tanto pode comer peixe assado como cozido”

tags: alcorrazes, Mar Azul 2, menus, peixe assado, Praça do Quebedo

localização, contactos e horários

morada
  • Mar Azul 2 [ver mapa]
    Praça do Quebedo, 12
    2900-479 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Terça a domingo
  • Das: 09:00
  • Às: 18:00

ficha técnica

intervalo de valores
Menos que 10€
esplanada?
Sim