comida

Adeus, dieta: Setúbal tem um novo pastel regional

O doce criado pelo pasteleiro Domingos Cruz foi lançado esta terça-feira, 15 de setembro.
Leva doce de laranja e tremoço.

Setubalenses, há um novo pastel para juntar à lista de doces típicos da região. O pastel Sadino criado pelo pasteleiro Domingos Cruz foi lançado oficialmente esta terça-feira, 15 de setembro (Dia do Bocage e da Cidade), na Mostra de Saberes e Sabores que decorreu na Casa da Baía. 

Tremoço, amendoim torrado, anis e doce de laranja são os principais igredientes da nova iguaria da cidade. Se quiser experimentar, o pastel produzido pela empresa Doces Afectos vai estar à venda na loja das Tortas de Azeitão, na Avenida Luísa Todi, Moinho de Maré da Mourisca, Mercearia Confiança de Troino e noutros equipamentos municipais. 

Domingos Cruz começou por trabalhar na Pastelaria Capri, no Largo da Misericórdia, em Setúbal. O talento para a pasteria valeu-lhe o lugar de chef do espaço aos 23 anos. À New in Setúbal, o chef explicou que os pastéis regionais que já criou são sempre inspirados na história da cidade e feitos à base de ingredientes regionais. 

O pastel Visigodo foi o primeiro doce confecionado pelo pasteleiro. Apresentado em 2016, é uma homenagem “às gentes de um bairro lutador, que no passado opôs durante a guerra civil as forças fiéis de D. Maria e D. Fernando, no Alto do Viso”. Leva amêndoa, laranja e moscatel.

O segundo, o Pastel Mouriscas foi criado no mesmo ano. Os ingredientes são a uva preta sem grainha, noz e amêndoa. A cor da uva dá uma tonalidade escura ao doce, parecida com a dos sapais do Estuário do Sado. O Pastel Bocagiano é de junho de 2018 e foi uma encomenda do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião. 

tags: doces afetos, Domingos Cruz, novidade nis, pastel sadino, setúbal

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal