comida

Adega de Palmela e Aldeana lançam duas cervejas de uva

A Aldeana de Cacho Branco Moscatel e a Aldeana de Cacho Rosé Castelão estão disponíveis desde o dia 20 de novembro.
Tem mesmo de experimentar.

O mundo das cervejas é semelhante ao dos vinhos. As referências, por vezes, apresentam notas a sabores que não associaria à bebida e combinações altamente improváveis. As duas cervejas da região, resultantes de uma parceria entre as marcas Adega de Palmela e Cerveja Aldeana, são a prova disso mesmo. Ambas as bebidas Portuguese Grape Ale — produzidas segundo um processo de fermentação híbrida, de mosto de uvas portuguesas e de cereais — foram lançadas no passado dia 20 de novembro, sábado. 

A Aldeana de Cacho Branco Moscatel conta com mosto de uva branca da casta Moscatel Graúdo da Adega de Palmela, cujos aromas tipicamente frutados, notas de mel e passas de uva, entrelaçam-se com a profundidade de uma base de estilo Saison, de inspiração belga.

A Aldeana de Cacho Rosé Castelão é à base de mosto de uva desta casta tinta, caracterizada por uma forte acidez e aromas de cereja, groselha e framboesa, combinando idealmente com uma cerveja de base sour, de acidez moderada, refrescante.

A parceria entre as duas marcas surgiu a partir da partilha de experiências entre o cervejeiro Miguel Cáceres e o enólogo Luís Silva. “Esta fusão da indústria cervejeira com os vinhos foi um desafio superado com sucesso. Desta parceria resultou um produto exclusivo que desde o início deixou muita curiosidade e que, no final, superou com destaque esta experiência única”, refere Luís Silva.

Miguel Cáceres, cervejeiro da Aldeana, explicou que esta parceria representou “o aprofundar de uma relação de amizade já anterior, contribuindo para a criatividade e dinamismo da Aldeana, aproveitando o prestígio e qualidade dos vinhos da Adega de Palmela e solidificando a nossa posição enquanto cervejeira regional da Península de Setúbal”.

As cervejas Aldeanas de Cacho já estão disponíveis na loja online da Aldeana e na loja física da Adega de Palmela. O pack de seis garrafas custa 24€. Se preferir a de 12 o preço é de 45€.

A Aldeana é uma cerveja de identidade local, original do Montijo e inspirada na influência das cervejas Belgas. Em 2017, foram lançadas as primeiras edições que oficializaram aquilo que começou como um hobby, motivado por uma experiência de Erasmus. Artesanal, e com uma abordagem mais tradicional, caracteriza-pelo uso de ingredientes naturais.

A Adega de Palmela é uma cooperativa certificada que produz marcas reconhecidas no País e internacionalmente. Brasil, China, Alemanha, França e Angola são os principais países importadores. Além deste vinho premiado, pode encontrar outras referências à venda, na loja online da Adega de Palmela.

A Aldeana de Cacho Branco Moscatel.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA