comida

Acompanhámos o circuito da vending machine de pizzas de Setúbal (e contamos-lhe tudo)

A New in Setúbal foi perceber como funciona o novo distribuidor automático Kefixe, da confeção à venda ao cliente.
Fica no Largo José Afonso.

Foi a grande notícia deste mês de julho: a chegada a Setúbal da primeira vending machine de pizzas do País. O distribuidor automático da marca Kefish está instalado no antigo espaço do Duarte dos Frangos e tem sempre pizzas 24 horas por dia com pizzadoor.

As pizzas a forno de lenha 100 por cento artesanais são confecionadas no espaço da Fonte Nova e levadas diariamente para o novo distribuidor automático. A máquina tem capacidade para cerca de 70 pizzas e 12 opções diferentes de recheios. Margarita, fiambre, chouriço, camponesa, vegetariana, frango e caril são alguns exemplos dos recheios que pode provar.

Um mês depois da inauguração, a New in Setúbal foi perceber como funciona o circuito da vending machine, desde a confeção das pizzas até à venda ao cliente.

Tudo começa ao início da manhã na cozinha do restaurante Kefish, no Largo da Fonte Nova, em Setúbal. Os responsáveis consultam a aplicação móvel da vending machine para ver o stock de pizzas que ficou do dia anterior e, em função disso, decidem quantas pizzas vão fazer.

Depois, a massa já previamente preparada, e com 48 horas de fermentação é esticada. O passo seguinte é pôr o molho, que pode ser de tomate ou natas. A seguir a massa fica a arrefecer num tabuleiro e só depois é que se juntam os ingredientes de cada opção. Cada pizza é posta numa caixa especial que está preparada para ir ao forno juntamente com uma faca reutilizável.

As caixas são dispostas numa rack de transporte com 10 grelhas. As racks são levadas do restaurante à vending machine. No interior da máquina, os tabuleiros são organizados por recheios e é sempre possível monotorizar e alterar as opções em stock. A máquina está dividida em duas partes: a zona quente (forno) e a fria (arca). 

Do lado de fora da máquina, o cliente só tem de escolher o recheio que quiser e aguardar cerca de três minutos. Pode levar a pizza quente e pronta-a-comer ou, se preferir, levá-la fria e aquecê-la no forno da sua casa durante 30 segundos. Os preços começam nos 6€, sendo que as pizzas frias são mais baratas. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou multibanco.

A seguir carregue na galeria para perceber como funciona a vending machine de pizzas Kefixe.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA