comida

A padaria Setpão abriu uma loja na fábrica de Setúbal

O espaço da empresa fundada em 1987 foi inaugurado em fevereiro. Também vende bolos caseiros e produtos regionais.
Também vende compotas.

Tudo começou em 1987, quando Joaquim da Palma e Óscar Martins decidiram fundar a empresa panificadora Setpão. Óscar nasceu em Bragança, mas já estava há algum tempo na cidade. Joaquim, natural de Mértola, veio trabalhar como serralheiro na Lisnave, mas nessa altura começaram os problemas com os salários em atraso na empresa.

Como a sua avó já fazia pão, decidiu arriscar no mesmo negócio e juntar-se a Óscar, que estava a construir a fábrica na Estrada Vale de Mulatas, em Setúbal. Desde a sua criação que a Setpão se tornou uma referência na área da panificação. Porém, fazia apenas revenda para outras empresas, ou seja, não vendia ao público.

Quando Óscar Martins morreu há 18 anos, Joaquim da Palma continuou o negócio sempre com a vertente de revenda. Em outubro do ano passado, a empresa foi comprada pelos irmãos João e Pedro Neves, ambos de Lisboa.

João (49 anos), um dos novos donos, sempre trabalhou na área de retalho e produtos alimentares e Pedro (46), o outro sócio, no setor da restauração. “Olhando para a história e identidade da empresa e para o mercado atual começámos a pensar no que podíamos fazer para dar a conhecer os nossos produtos aos clientes”, explica à New in Setúbal, João Neves.

Começaram por entregar alguns dos bolos em Lisboa e “o feedback das pessoas foi tão positivo”, que a 2 de fevereiro abriram a primeira loja da marca em Xabregas. Com a inauguração na capital, os irmãos perceberam que também deviam ter uma segunda loja nas instalações da fábrica da Setpão de Setúbal, a sede da empresa.

A loja fica na Estrada Vale de Mulatas, no bairro da Azeda, e está aberta desde o dia 18 de fevereiro. Todos os produtos são 100 por cento artesanais e confecionados na fábrica a poucos metros da loja.

Há vários tipos de pão, como por exemplo o da Lagoinha, alentejano, da avó, espelta, de malte, Sesimbra, Mafra, pão de Deus, pão de hambúrguer, pão com chouriço, entre muitos outros. Mas não pense que o catálogo se fica apenas pelo pão. Além da padaria, há várias delícias na secção de pastelaria, com destaque para a merenda de enchidos, os palmiers, croissants simples ou com recheios e os bolos caseiros.

“Antigamente, as pessoas tinham o hábito de vir diretamente às fábricas comprar o pão. Aqui, a nossa ideia foi manter a revenda, mas também ter lojas onde possamos apresentar os nossos produtos ao cliente e, ao mesmo tempo, oferecer algumas alternativas e complementos à padaria e pastelaria”, diz à NiS, Pedro Neves, chefe de operações da Setpão.

Os irmãos Pedro Neves e João Neves são os atuais proprietários da Setpão.

Por isso, a loja vende alguns produtos regionais como vinhos, compotas da marca Setpão, enchidos, queijos de Serpa e Azeitão e frutas. Os produtos são vendidos à unidade.

Apesar de a empresa ter sido vendida, os irmãos Neves contam com o apoio de Joaquim da Palma, que é presença habitual na fábrica. Atualmente, trabalham na fábrica de Setúbal cerca de 30 funcionários.

“Numa altura em que grande parte das empresas estão a ver-se obrigadas a despedir os seus funcionários por causa da pandemia, nós conseguimos manter toda a equipa e nunca parámos de trabalhar, porque consideramos que é neste momento que devemos apostar para quando o País desconfinar estarmos 100 por cento preparados”, sublinha João Neves.

A loja de Setúbal está aberta de segunda a sexta, das 7 às 19 horas; e ao sábado, entre as 8 e as 13 horas. Pode encomendar os produtos do espaço através do número de telefone 964 194 861.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor a Setpão.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Estrada Vale de Mulatas, Lote 2
    2910-737 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta
  • Das: 07:00
  • Às: 19:00
  • Sábado
  • Das: 08:00
  • Às: 13:00
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
padaria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA