Quando chega o verão não há nada melhor do que beber uma cerveja nos dias de calor. Há centenas de opções um pouco por todo o mundo incluindo de marcas portuguesas conhecidas no mercado.
Este ano, os fãs de cerveja de Setúbal vão ter mais uma bebida para provar. A marca Ophiussa Brewing Company acabou de lançar uma nova referência e o último elemento da sua core range.
Chama-se Red Bellied, é uma sour ale com uma base simples de cevada e trigo, acidificada e com um toque de lactose. Durante a fermentação recebe uma quantidade de framboesas, amoras e mirtilos, daí a cor vermelha. A cerveja está disponível na loja online da Ophiussa e para pick-up na taproom instalada no Parque Industrial da Sado Internacional.
Além da Red Bellied, há mais quatro referências que fazem parte do core range da marca: a Albino Ball, a Jararaca, a Chaco e a Indigo. A cerveja é produzida numa pequena fábrica no Parque Industrial Sado Internacional. Ao contrário da maioria das cervejas em Portugal, as referências da Ophiussa são todas servidas em latas, de 44 centilitros.
No site da marca, pode encomendar packs de quatro latas com uma única referência (14€) ou conjuntos de seis a 12 latas de referências diferentes, desde 21€. As entregas são gratuitas no concelho de Setúbal.
Se preferir, pode visitar diretamente a taproom, instalada no interior da fábrica, e comprar as cervejas em lata ou diretamente das toneiras. Além das cervejas, a Ophiussa tem uma linha de merchandising, com destaque para as T-shirts, copos e tote bags.
A micro-cervejeira da cidade foi criada pelos amigos Daniel Abreu e Filipe Dionísio. Em 2016, Daniel Abreu, que já era completamente apaixonado pelo universo da cerveja, começou a desenhar um plano de negócios para uma fábrica de cerveja em Setúbal. “Sempre fiz cerveja artesanal em casa, o que me permitiu construir um pequeno portefólio”, conta à New in Setúbal, o setubalense, de 40 anos.
Em 2018, Daniel conheceu Filipe Dionísio, que também partilhava a paixão pela área. “Conhecemo-nos através de um amigo em comum e, nesse dia, fomos a Lisboa beber umas cervejas artesanais e trocar algumas ideias sobre o tema”, recorda.
Poucos meses depois, Filipe, licenciado em Engenharia Eletrotécnica, foi para o sudeste asiático e acabou em Melbourne, na Austrália, a trabalhar numa empresa de mobile canning, ou seja, de enlatamento móvel de cerveja artesanal.
Com a pandemia, o jovem de 29 anos decidiu voltar para Portugal e juntar-se a Daniel para criarem uma micro-cervejeira em Setúbal. Inspirada nos clássicos europeus e na cultura craft americana, a Ophiussa Brewing Company chegou em fevereiro deste ano com uma loja online.
A seguir carregue na galeria para conhecer melhor a marca Ophiussa.