O País entrou num novo período de confinamento. Nesta fase, as saídas estão limitadas à compra de bens essenciais como forma de conter a propagação da pandemia de Covid-19. Ainda assim, muitos mercados de rua mantêm-se fechados e ir ao supermercado pode não ser a melhor solução.
Foi com o objetivo de levar o melhor da região a casa, que Gonçalo Chorado, 37 anos, criou a marca Palmelão no início deste ano. Como se percebe pelo nome, os principais são típicos da zona de Palmela e arredores, como por exemplo o pão, mel da arrábida, queijos da região e compotas.
Até agora, as broas palmeloas são o produto que está a fazer mais sucesso. Há sabores diferentes para provar: simples, passas, nozes, chocolate e nozes, chouriço, farinheira, torresmos, chocolate, passas e nozes, maçã e canela. Em breve também vão estar disponíveis vinhos, licores, azeite, temperos e ovos caseiros. Os preços começam nos 3€.
Por enquanto, a venda é apenas online através da página de Facebook da marca Palmelão. Há entregas nos vários concelhos da Margem Sul. Para encomendas até 5€, a taxa de entrega é de 2€. A partir dos 5€, a taxa é gratuita.
A ideia surgiu quando Gonçalo Chorado, natural de Corroios, foi morar para Palmela há cerca de seis meses.
“Em miúdo, quando ia com os meus pais à Festa das Vindimas, dizia sempre: ‘um dia vou viver em Palmela’. Quando cá cheguei senti-me em casa e os amigos começaram a dizer: ‘então agora és palmelão’. Por isso, surgiu o nome desta marca, que tem como objetivo comercializar produtos da região, que tanta procura têm nos clientes com quem habitualmente já lidava”, explica o responsável à New in Setúbal.