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A fruta barata e tipicamente portuguesa que ajuda a controlar o colesterol

É adorada por muitos e além do sabor agradável, tem inúmeros benefícios para a saúde.
Pode e deve comer várias vezes na semana.

Se pensa que a fruta engorda, saiba que essa ideia não passa de um mito. A pêra em específico é rica em vitamina C e fonte de várias vitaminas do complexo B. Não só não engorda, como tem “inúmeros benefícios para a saúde”, explica a nutricionista Joana Lage. Saudável, versátil e barata, é uma das melhores sugestões para incluir nas suas refeições.

É a fruta preferida de muitos portugueses, sobretudo a Pêra Rocha, uma variedade nacional. Tem um sabor adocicado, pode ser comida com casca e é simples de comer, podendo ser facilmente transportada para comer em qualquer lado. Devido ao seu valor nutricional, tem inúmeros benefícios para organismo. É também muito versátil e pode ser consumida das mais variadas formas — em iogurtes, batidos ou outros — mas é no seu estado natural, apenas lavada e com casca que é mais benéfica.

 

Uma pêra é constituída por 85 por cento de água e contém um alto teor de fibra. “Uma porção tem cerca de 160 gramas e fornece cerca 3,52 gramas de fibra. Uma das fibras presentes é a pectina que, sendo solúvel, apresenta diversos benefícios, tais como a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, uma maior saciedade, que ajuda no processo de perda de peso e um bom funcionamento do intestino”, explica à NiT Joana Lage, da equipa Consultas de Nutrição.

“Esta fruta fornece ainda quatro por cento da dose de referência para as vitaminas E e C e oito por cento de potássio — um mineral importante para a normal função muscular e regulação da pressão arterial sanguínea”, destaca a especialista em nutrição.

A nutricionista sublinha também a importância de comer esta fruta com casca. “ É rica em flavonoides e ácido fenólico, dois antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, protegendo contra o aparecimento de doenças crónicas e contra o envelhecimento”.

A pêra é apenas um dos muitos alimentos que devem ser incluídos na alimentação regularmente, de forma a manter uma dieta nutritiva e equilibrada. Se pretende eliminar o açúcar do sangue de forma natural e saudável descubra como a batata pode contribuir para essa eliminação. Já para manter uma aparência mais jovem e cuidada, saiba como o alho francês pode ser seu aliado. Se tem problemas com o sono, uma das frutas exóticas mais comuns em Portugal pode ajudar.

Outra das vantagens das pêras é a versatilidade. Na gastronomia tipicamente portuguesa, abundam as receitas com esta fruta. Em saladas, compotas, sobremesas, bolos, puré, ou em sumos, existem muitas formas de a consumir. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas onde as pode incluir.

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