comida

A designer que se apaixonou pelo cake design e lançou um projeto de bolos criativos

A setubalense Marta Vinagre faz bolos decorados que são verdadeiras obras de arte. Conheça a história da Doce Vinagre.
Uma das criações de Marta Vinagre.

Marta Vinagre, de 34 anos, nunca tinha feito um bolo antes de se lançar de cabeça para o negócio da sua vida — a Doce Vinagre. Atualmente é cake designer e confeciona os bolos mais originais e instagramáveis da cidade. Desde miúda que sempre adorou trabalhos manuais e atividades onde pudesse criar e brincar com diferentes texturas, como a plasticina e a pasta fimo. A arte acabou por estar sempre presente na sua vida, mesmo quando decidiu licenciar-se em Comunicação e Design Multimédia, na Escola Superior de Educação de Coimbra.

No entanto, depois de ter trabalhado como designer freelancer e ter realizado um estágio de três meses numa empresa, apercebeu-se que não era essa a profissão que queria exercer. “Cheguei à conclusão de que não me via a trabalhar o resto da vida atrás de uma secretária num computador o dia inteiro”, explica à New in Setúbal.

Um dia, enquanto divagava na Internet, viu um post de um bolo decorado que chamou a sua atenção e nunca mais lhe saiu da cabeça. A pensar nisso fez uma pesquisa intensiva que a levou à Istofaz-se, uma escola de Cake Design em Lisboa. Estava sinceramente maravilhada até se deparar com uma questão fundamental: nunca tinha feito um bolo.

“Nunca gostei de cozinhar, tanto que os meus pais não devem ter achado uma grande ideia porque, para quem nunca tinha feito um bolo, começar a fazer bolos decorados parecia uma loucura”, conta. No entanto, seguiu a sua intuição e tirou um curso completo nesta escola. Fez também um workshop em Setúbal, foi experimentando em casa e fazendo alguns bolos para a família e amigos, até que o bom feedback e o passa a palavra já tinham enchido a cozinha lá de casa. “Fiquei sem espaço para guardar nada nem para trabalhar. Não podia evoluir, portanto, tive de arranjar um espaço para trabalhar”, afirma.

Atualmente tem o seu estúdio no Poço Mouro onde se dedica, de terça a domingo, aos seus bolos decorados. A maioria das suas criações são bolos infantis, mas Marta Vinagre pretende atingir o público mais velho, pois é onde pode ser mais desafiada e ter mais liberdade criativa.

A sua inspiração parte sempre de uma pesquisa intensa para cada bolo. No caso dos temas infantis, vê imagens e até assiste às séries ou filmes para transportar algumas ideias para os bolos. Quando se tratam de criações mais artísticas, procura texturas, esculturas, entre outras inspirações. “Os bolos que mais me desafiam são os esculpidos, com formatos específicos porque ter que formar um objeto a partir de um bolo, é sempre desafiante. Dá dores de cabeça, mas adoro mesmo pelo desafio”, confessa a cake designer.

Como pode encomendar os bolos 

Existem três informações que deve saber caso queira encomendar um bolo na Doce Vinagre: a data para quando pretende o bolo (pelo menos 15 dias de antecedência), o número de pessoas que vai consumi-lo e o tema do mesmo. É importante transmitir o máximo de pormenores possíveis à criadora para que o produto final se aproxime do pretendido.

Se quiser um bolo de aniversário temático pode sempre indicar alguns pormenores, como os gostos mais pessoais, séries, livros, hobbies favoritos. Caso seja um bolo de aniversário simples, pode informar a criadora da cor favorita ou de alguns detalhes que o cliente goste, como por exemplo, flores. Todos os detalhes são importantes.

Após indicar o tema, deve escolher o sabor da massa, que vai desde cenoura com especiarias (ou cenoura simples), nozes, chocolate, limão e sementes de papoila, maracujá, café, red velvet, baunilha até pistáchios. Depois tem de optar pelo recheio do bolo, completando assim a sua combinação.

Os recheios são brigadeiro de chocolate belga, Nutella, mousse de morango, maracujá, after eight ou mascarpone, cremoso de avelãs, lemon curd, coulis de morango ou frutos vermelhos, caramelo toffee, ganache de manteiga de amendoim, doce de leite, doce de laranja, doce de ovos e cremoso de café. Aqui o problema é mesmo escolher. As combinações que têm tido mais saída são as de limão com sementes de papoila, o red velvet, o de corneto de morango e de Ferrero Rocher.

Assim que a criadora tiver todas as informações que necessita do cliente faz um esboço desenhado para a aprovação, já com o preço descrito. O valor depende sempre do tempo de confeção, dos detalhes incluídos e da quantidade de produtos utilizados.

O preço dos bolos de simples confeção começa nos 25€, mas vai subindo consoante a complexidade do trabalho. Para fazer as suas encomendas pode contactar a cake designer através do número de telemóvel 933 470 718 no WhatsApp.

De seguida carregue na galeria para conhecer algumas das criações de Marta Vinagre.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA