comida

A Bodega: a nova taberna de Setúbal para petiscar à antiga portuguesa

O espaço abriu no final de outubro, perto da Avenida Luísa Todi. E até tem noites com música ao vivo.
E pode comprar algumas peças da decoração.

Quando for passear à Avenida Luísa Todi e entrar na Rua Dr. António Joaquim Granjo, assim que vir duas portadas amarelas é sinal de que chegou à Bodega, a nova taberna de Setúbal. O espaço abriu no final de outubro e a maioria dos produtos são 100 por cento portugueses e típicos.

Para começar há vários petiscos, como as tábuas de queijos e enchidos, salgados, pastéis de bacalhau, tostas de queijo de cabra e paio e pataniscas com vários recheios. Ao lanche, pode experimentar a torrada normal ou a especial com azeite, alho e orégãos. A carta escrita a giz numa estrutura em madeira conta com sopa do dia, pão, azeitonas e algumas especialidades da gastronomia portuguesa. Para os miúdos há hambúrguer, com batata frita e arroz.

E porque numa casa portuguesa, não podia faltar um bom copo de vinho, a grande aposta da taberna vai também para as bebidas da região de Setúbal, como o moscatel, o moscatel roxo, sem esquecer as imperiais, amêndoa amarga, aguardente e Licor Beirão.

Se ainda tiver espaço para uma sobremesa, pode sempre provar os bolos secos e doces regionais. Mas atenção que além da comida, a decoração é muito especial, já que é feita artesanalmente pela responsável da Bodega Ana Dias, de 47 anos.

Apaixonada pelas áreas de restauro e recuperação de antiguidades, Ana confessa à New in Setúbal que abrir um negócio próprio foi a concretização de um objetivo. “A minha ideia foi ligar o restauro à questão da sustentabilidade, criando um conceito com gastronomia nacional e uma decoração baseada na recuperação de móveis antigos e alguns com história familiar”, explica Ana, licenciada em Animação Sócio-Cultural. 

Todas as peças decorativas da Bodega (termo que significa taberna em grego) foram escolhidas ao pormenor, como as cadeiras e mesas de madeira com vários tamanhos e padrões, os candeeiros, as portas antigas restauradas e um quadro, da autoria do artista Pedro Andrade Nunes. E a boa notícia é que pode comprar alguns dos elementos restaurados, o que faz com que a decoração nunca seja igual. 

A decoração faz lembrar a casa dos nossos avós.

A juntar aos petiscos e ao bom vinho, o espaço também organiza noites de música ao vivo de vários estilos, como por exemplo o fado, o jazz ou formatos acústicos. Esta sexta-feira, 15 de novembro, pode celebrar o Magusto de São Martinho na Bodega, com a atuação do fadista Tiago Andrade Nunes e convidados, a partir das 21 horas.

O evento custa 15€ e inclui o caldo verde, prato de chouriço e queijo, cesto de pão, azeitonas, ½ jarro de vinho ou uma bebida. Para reservar, basta ligar para o número 912 766 845. A taberna também aceita jantares de grupo apenas por reserva, através do mesmo telefone em qualquer data, incluindo dias de folga.

Quem manda nisto tudo

Nome: Ana Dias
Idade: 47
Prato favorito: Feijoada
Guilty pleasure: Batatas fritas com tudo
Convença-nos a visitar o espaço: “A minha, a tua, a nossa bodega”.

tags: A Bodega, Avenida Luísa Todi, música ao vivo, novidade nis, petiscos portugueses, restauro, setúbal, taberna

localização, contactos e horários

morada
  • A Bodega [ver mapa]
    Rua Dr. António Joaquim Granjo, 15
    2900-232 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Quarta e quinta
  • Das: 16:00
  • Às: 23:00
  • Sexta e sábado
  • Das: 16:00
  • À: 01:00