8 spots onde pode provar comida de todo o mundo sem sair de Setúbal

Do sushi às receitas de street food do Bangladesh, a New in Setúbal fez um guia completo com as novidades que chegaram em 2024.
Escolha o seu favorito ou vá a todos.

Ninguém visita o Coliseu de Roma sem comer um spaghetti alla carbonara nos típicos restaurantes de toalha aos quadrados, branca e vermelha. A viagem até Tóquio não ficava completa sem provar o sushi no local de origem. E claro que ninguém conhece o Taj Mahal sem parar numa das carrinhas de street food da Índia para se deliciar com o verdadeiro sabor da comida com tandoori ou tikamasala.

Se passa a vida a querer experimentar os sabores de vários cantos do mundo, temos boas notícias: não vai precisar de sair de Setúbal para fazê-lo, já que abriram vários espaços em 2024 com receitas de diferentes países. A única diferença é que, por cá, terá as paisagens da Arrábida como pano de fundo.

Para que não se perca no meio das aberturas dos últimos meses no concelho, a New in Setúbal preparou um roteiro completo de oito spots onde pode provar comidas de vários locais, desde a Ásia à América. Nem sempre conseguimos encontrar facilmente as ofertas da cidade e, por isso, até fizemos um mapa para não se perder e saber exatamente onde se dirigir.

O Rafeira Taproom & Bayou BBQ traz os sabores do verdadeiro barbecue fumado. Para quem não sabe, o modo de preparação deste tipo de prato é diferente de região para região, diferindo tanto o tempo em que fica a grelhar, como as especiarias usadas. Para os americanos, o barbecue é importante e visto quase como uma herança e legado, passado de geração em geração. É neste spot que vai saber mais sobre esta história e provar comida à moda da América. 

O Al’kawa já é conhecido na zona da Margem Sul e existem muitas pessoas de Lisboa que vão de propósito para provar o sushi do grupo. Estamos a falar também de um espaço moderno, com bom ambiente e apontamentos em madeira clara. Destaca-se ainda a prevalência dos tons cinzento, preto e branco. Há vários pratos no menu, dos temakis ao sashimi, além das combinações.

A experiência do Han Table Barbecue chegou a Setúbal em 2024 e é algo totalmente diferente e inovador. O conceito é simples: escolhe a carne que quer experimentar e ela vem crua para a mesa. Depois, basta colocá-la nas brasas. Ou seja, é um espaço que apresenta uma ideia totalmente inovadora e imersiva. Aqui, pode provar ainda a carne mais cara do mundo: o wagyu.

Por outro lado, é no largo do Convento de Jesus que vai encontrar o Popa’s Kitchen, o spot da cidade com as sandes mais recheadas e preparadas com amor e muita pesquisa, para chegar ao ponto certo, até do pão. O menu é reduzido, mas todos os pratos são servidos com cuidado e dedicação — além de serem deliciosos. Todos os ingredientes são frescos, cuidadosamente selecionados e, preferencialmente, locais. 

No Mercado Negro LRV de Setúbal só vai provar criações inspiradas na gastronomia de vários países. O conceito incide mesmo na exploração de sabores do mundo e em promover a originalidade nos pratos do menu. As receitas foram inspiradas em viagens, sofrendo depois, pequenos twists na comida. O espaço pretende que todos os setubalenses tenham esta experiência na cidade, sem terem de se deslocar para outros sítios do País, nomeadamente Lisboa.

Claro que não podíamos apresentar pratos do mundo sem passar por Itália. Nesse campo, abriu a Francesquina, focada nas pizzas, massas, saladas e lasanhas, cozinhadas em forno a lenha. O espaço fica na Baixa de Setúbal e o conceito é tipicamente italiano, levando os clientes numa autêntica viagem gastronómica até Nápoles. Os calzones são outro destaque da ementa e todos os pratos são generosamente servidos.

Passando para um conceito totalmente diferente, recorde-se ainda que, também na zona da Baixa setubalense, abriu o Barnamala, com comida do Bangladesh. Todo o menu é composto por pratos do Oriente, incluindo as sobremesas. Este espaço complementa a diversidade culinária da cidade e há também o conceito de street food.

Como não podia deixar de ser, numa homenagem à gastronomia portuguesa, abriu o restaurante O Bacorinho, na zona das Manteigadas. A especialidade é o leitão à Bairrada, sendo que a marca setubalense já existe desde 2003. Este é o primeiro espaço físico. Há ainda outros pratos típicos de Portugal, como o bacalhau ou, claro, o frango assado, do Frango Vaidoso. O espaço está totalmente renovado e homenageia as tradições do nosso País.

Carregue nas imagens acima ou nas setas em baixo para descobrir mais sobre cada uma destas novidades.

 
8 spots onde pode provar comida de todo o mundo sem sair de Setúbal

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA