comida

5 motivos para beber chá verde (um deles é emagrecer)

Há quem o substitua pelo café da manhã de vez em quando e não é nada má ideia.
Tome nota.

Quando se fala de bebidas para emagrecer, muito provavelmente, o chá verde está no topo da lista. Os chás, de uma forma geral, são vistos como ótimos aliados no processo de perda de peso, embora os seus benefícios sejam inúmeros, mas esta versão merece sempre mais atenção.

A primeira coisa que deve saber é que não é um mito: o chá verde pode mesmo ajudar quem está a tentar emagrecer — e a NiT já vai explicar como é que isto acontece. É por isso que muitos especialistas sugerem que se troque a chávena de leite ou café que bebe de manhã por uma de chá verde sem açúcar. 

“O objetivo é estimular o metabolismo logo ao acordar”, diz-nos a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo. Além disso, esta versão aumenta uma hormona responsável pela sensação de saciedade chamada colecistoquinina.

Contudo, a ajuda na perda de peso não é o único motivo para incluir o chá verde nas suas manhãs. Tome nota.

1. O mais desejado: emagrecer

Aqui vai: os polifenóis presentes na sua composição, nomeadamente as catequinas, aceleram o metabolismo e reduzem a gordura corporal. A melhor parte é que isto acontece sobretudo na zona abdominal. Além disso, “o chá verde aumenta a libertação de colecistoquinina, uma hormona responsável pela sensação de saciedade”. São só boas notícias.

2. Ajuda a reduzir o risco de doença cardiovascular

Um benefício nunca vem só, portanto, pode juntar este à lista. A autora do blogue “Manias de Uma Dietista” recorda que há vários estudos que demonstram que esta bebida pode melhorar alguns dos marcadores de risco para doenças cardiovasculares, já que é capaz de reduzir o colesterol total, o LDL (o colesterol “mau”) e os triglicéridos.

5 motivos para beber chá verde (um deles é emagrecer)

3. Tem aqui um amigo para uma pele mais bonita

A especialista garante que os antioxidantes presentes no chá verde reduzem a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Ou seja, fazem a nossa pele ficar mais bonita, jovem e saudável. O que é que podemos pedir mais?

4. Aumenta o seu estado de alerta

A razão é simples: a cafeína faz parte da sua composição. É também por isso que o seu consumo deve ser feito ao início do dia e nunca à noite, podendo provocar insónias. Não contém tanta cafeína como o café, mas contém o suficiente para o ajudar a estar alerta sem causar o nervosismo associado ao consumo de cafeína.

5. E ainda diminui o risco de diabetes tipo 2

Junte mais esta vantagem à lista: o popular chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e baixar os níveis de açúcar no sangue. “Alguns estudos indicam que quem bebe chá verde tem menos 18 por cento de risco de desenvolver diabetes tipo 2”, revela Bárbara de Almeida Araújo.

Apesar dos seus benefícios, deve sempre tentar ingeri-lo fora das refeições, já que pode bloquear a absorção de alguns nutrientes importantes, como o ferro e cálcio.

Ao longo dos últimos anos, houve outras versões que se tornaram populares para emagrecer, sobretudo na Internet. Entre a lista de super chás, está uma combinação: canela com gengibre. Ambos os alimentos aceleram o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura e o processo de emagrecimento. Portanto, imagine o efeito conseguido ao juntar estes dois ingredientes numa só chávena.

Além de ajudarem a emagrecer, de uma forma geral, são alternativas que ajudam a hidratar, ricas em antioxidantes e que até podem reforçar o sistema imunológico.

Se o seu objetivo for mesmo perder peso, lembre-se, porém, de que não é a ação isolada do chá que o irá fazer emagrecer. Contudo, se a sua ingestão for conjugada com uma alimentação saudável e variada, bem como o treino regular, pode ser uma ajuda extra devido à sua composição nutricional.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA